quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A pobreza assumiu o rosto da catástrofe

Seremos solidários quando...

Todos os dias ouvimos notícias sobre o sismo ocorrido no Haiti. Foram confirmadas mais de 150.000 mortes e há vários feridos e outras pessoas que precisam de cuidados médicos, água potável, alimentos e medicamentos.
Para poder prestar uma pequena ajuda às vítimas desta catástrofe, a turma 9ºC, no âmbito da disciplina de Moral, está a escrever um jornal sobre esta catástrofe cujo valor das vendas reverterá a favor das vítimas do sismo, sendo oferecido a uma Organização Não-Governamental. Agradecemos qualquer contributo e a sua solidariedade.
Brevemente, a edição única deste jornal, será publicada.

Filipa Pinto
9ºC

domingo, 24 de janeiro de 2010

Direitos Humanos

Direitos Humanos - 10ºB

No passado dia 10 de Dezembro, os alunos do 10ºB desenvolveram uma actividade referente ao dia Mundial dos Direitos do Homem, no âmbito das disciplinas de EMRC e Filosofia. Actividade essa que se baseava no primeiro direito da Declaração Mundial dos Direitos do Homem. Na primeira cena, entravam os alunos com a face escura e com a seguinte frase estampada nas suas roupas negras: “Porque não sou livre ?”. Nas seguintes cenas, participavam outros alunos e retratavam a violação do primeiro direito da Declaração Mundial dos Direitos do Homem (prisioneiro, exploração trabalho infantil, mulher afegã e contraste entre ricos e pobres). Por fim, os restantes alunos apareciam em cena com cores apelativas e luminosas e declamavam o primeiro direito da Declaração dos Direitos do Homem, em sinal de alento e esperança. Com esta simples mas trabalhada actividade, conseguiram sensibilizar toda a comunidade escolar em relação aos direitos de todos e cada um. Deste modo, é de salientar o sucesso desta actividade em que o objectivo foi cumprido. Desde já, um muito obrigado a todos os participantes e colaboradores nesta actividade.

Sara Alves
10ºB

Rumos...


Sinopse: “I Am Sam – A Força do Amor” é a história de Sam Dawson (Sean Penn), um homem com uma deficiência mental que educa a sua filha Lucy (Dakota Fanning) com a ajuda de um grupo de amigos extraordinários. No entanto, quando Lucy faz sete anos e começa a ultrapassar intelectualmente o seu pai, uma assistente social tenta retirar a criança a Sam.
Perante esta situação, o pai luta contra o sistema legal e forma uma aliança com Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma advogada que aceita o caso num desafio aos colegas de profissão.
Juntos, Sam e Rita lutam para convencer a assistência social a deixar regressar a criança a casa. Nessa luta, emerge a força incondicional do amor.




I Am Sam

I Am Sam
A Força do Amor