O amor é a força mais poderosa do ser humano. Na sua forma superior, é aquilo que caracteriza a pessoa e a distingue de todos os outros seres vivos. Mesmo a actividade racional está sujeita à energia do amor: é o querer saber, é o gostar de ir mais além… é o prazer da descoberta.
A dedicação, a entrega de si próprio ao outro é o acto mais nobre que motiva cada homem e mulher a sentir-se parte integrante da humanidade… sem amor a humanidade morreria! É a arte do amor que transporta o coração e a mente humana para a aventura da vida, do bem e do belo. Se por um lado continuamos prisioneiros de vontades egoístas, por outro lado somos a presença do dom do amor nos gestos heróicos e libertadores a favor de pessoas e de causas.
Não é fácil definir o amor. Mas também não é difícil exprimir o que é amar. Amar pode ser simpatizar com uma pessoa, encontrar afinidades com ela e entrar em sintonia. Amar pode ser gostar tanto de alguém que se quer saborear a sua constante presença. Mas amar é, sobretudo, querer o bem do outro e agir de acordo com esta vontade. No limite, amar é ser capaz de se sacrificar pela felicidade de quem se ama.
Muito mais do que apenas um sentimento, o amor é uma decisão; é uma deliberação pessoal que envolve não só as emoções, mas também a razão e a vontade.
Bem Vindos! A ideia amadureceu e tomou forma. Este é o blog da disciplina de EMRC do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca. Pretende ser uma espaço de divulgação, partilha, lazer e ENCONTRO. Um desafio e um ponto de apoio aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica e demais elementos da comunidade escolar.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Subscrever:
Comentários (Atom)
Rumos...
Sinopse: “I Am Sam – A Força do Amor” é a história de Sam Dawson (Sean Penn), um homem com uma deficiência mental que educa a sua filha Lucy (Dakota Fanning) com a ajuda de um grupo de amigos extraordinários. No entanto, quando Lucy faz sete anos e começa a ultrapassar intelectualmente o seu pai, uma assistente social tenta retirar a criança a Sam.
Perante esta situação, o pai luta contra o sistema legal e forma uma aliança com Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma advogada que aceita o caso num desafio aos colegas de profissão.
Juntos, Sam e Rita lutam para convencer a assistência social a deixar regressar a criança a casa. Nessa luta, emerge a força incondicional do amor.
I Am Sam

A Força do Amor